fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Alto Vácuo

image

Alto Vácuo
Geradores de Alto Vácuo

O Vácuo absoluto é uma condição ambiental vazia, sem matéria. No entanto isso só existe teoricamente. Líquidos, sólidos, gases ou ar não existem em espaços em vácuo.
Na prática, no espaço, existem zonas de vácuo com baixos volumes hidrogênio ou outros gases, acreditando-se haver galáxias distantes zonas em vácuo absoluto (cerca de 10−10 torr).
Para criar ambientes que possam simular estados parciais de vácuo foram desenvolvidas pelo físico alemão Otto Von Guericke (1602 – 1686) as primeiras bombas de vácuo.

O alto vácuo é uma condição ambiental onde a pressão observada varia entre 100 mPa e 100 nPa.

Acima desse valor estaremos em condição ambiental de ultra-alto vácuo caracterizado por pressões menores do que 10−7 pascal ou 100 nanopascal (10−9 mbar, ~10−9 torr).

Para obter-se condições ambientais para o alto vácuo ou de ultra-alto vácuo, necessita-se equipamentos e materiais raros para a construção desses e ainda, eventualmente, de calor no processo para remover a água e restos de gases que se depositam nas superfícies da câmara.

A pressões tão baixas, o percurso livre, médio, de uma molécula de gás é de aproximadamente 40 km, o que faz com que as moléculas choquem muitas vezes com as paredes da câmara antes de chocarem entre elas.

Equipamentos e Tecnologias SeparAr
Bombas e sistemas de alto vácuo por tecnologias diversas e combinação dessas:
Parafuso Lubrificado
Pistão
Palhetas
Lóbulos de Garra
Anel Líquido
Roots

Aplicações do alto vácuo de do ultra-alto vácuo:
Secagem de equipamentos
Manutenção elétrica
Pesquisas e Desenvolvimento de semicondutores
Instrumentação analítica
Tecnologia de revestimento